
Principal ponto a ser revisado será a ‘abordagem baseada em risco’, conceito que dá mais autonomia para instituições investirem em prevenção em áreas que consideram mais expostas
Para melhorar os mecanismos de Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Financiamento ao Terrorismo (PLD/FT), o Banco Central está fazendo uma revisão da circular nº 3.461, de 24 de julho de 2009. As modificações devem acontecer até o final do ano e têm o objetivo de “deixar mais claro alguns dispositivos que geram confusão, tanto para o órgãos supervisionados como para os fiscalizadores”. O foco das mudanças será no conceito da “abordagem baseada em risco”, mecanismo que aumenta a autonomia das instituições financeiras.
A prática é uma recomendação dada pela Financial Action Task Force, organização intergovernamental que desenvolve políticas de combate à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo. A abordagem proposta prevê que a própria instituição efetue uma avaliação e aloque recursos destinados à PLD/FT onde considerar que os riscos são maiores.
Comentário